Jean-Léon Bazile Perrault
Jean-Léon-Bazile Perrault (16 de junho de 1832, Poitiers, França – 6 de agosto de 1908, Royan, França)
Pintor acadêmico, famoso por suas pinturas de crianças.
De família modesta (seu pai, Henry, era um alfaiate), começou seus estudos de desenho em sua cidade natal, Poitiers, aos 14 anos. Por conta de seu incrível talento, logo é contratado para trabalhar na restauração de pinturas e murais de igrejas, inclusive a antiga catedral de Saint Radegonde.
Em 1851 ganha um concurso de desenho e dois anos mais tarde, viaja a Paris com uma pensão de 600 francos (oferecida pela cidade de Poitiers) e começa sua educação formal no ateliê de François Edouard Picot (1786-1868). Continuaria seus estudos na “Académie de Beaux-Arts” com William A. Bouguereau (1825-1905) e na “Académie Julian”. Os primeiros anos de formação acadêmica iriam influenciar profundamente seu interesse em temas religiosos e alegóricos. Estréia no Salão de Paris de 1860 com “Vieillard et les Jeunes Trois Hommes” (hoje no acervo do Museu de Poitiers), obra inspirada em uma fábula de La Fontaine.
Em 1866, Napoleão III, adquire uma de suas pinturas e logo se torna um artista importante e expositor regular nos salões de Paris. É premiado em 1864, 1876 e 1878.
Em 1868 expõe no Ateneu de Boston e, em 1873, é nomeado representante da França com o “Diplôme d’honneur” em Viena, Filadélfia (EUA) e Londres.
Em 1887, é condecorado com a maior honraria francesa – o “Chevalier de la Légion d’honneur”. Este prêmio de prestígio foi seguido por uma medalha de bronze na Exposição Universal de 1889 e uma de prata na Exposição Universal de 1900. Também tornou-se membro da “Société des Artistes Français” e, ao final de sua carreira foi “hors concours” no Salão de Paris, o que lhe permitiu exibir-se livremente, sem a necessidade de submeter seus trabalhos ao júri.
Em outubro de 1910, a cidade de Poitiers erigiu um monumento em sua homenagem, que pode ser admirado hoje no parque Blossac.
Galeria Jean-Léon Bazile Perrault
ليست هناك تعليقات:
إرسال تعليق